quarta-feira, 20 de novembro de 2013

De duas uma

Acho que a vida de concurseira pode ser uma afronta à criatividade. Desde que me afundei um pouco mais no dificílimo propósito de gastar horas do dia estudando, não tenho visto muitas coisas e o que tenho visto não me inspira estórias. De duas uma: ou a burocracia já se inicia por aqui ou minha fonte secou!

Acontece que hoje senti saudades de escrever. Não tenho nada pra contar, não tenho inspiração, estou escrevendo à medida que os pensamentos me vêm à cabeça. Não é brainstorming, é só birra de escrever (mesmo que seja escrever por escrever, pra mim tanto faz, o azar é de quem ler!).

Há algo nada glamoroso, mas muito atraente nos bastidores de um blog. Pouca coisa me dá mais satisfação do que polir e repolir o texto primitivo, encher o saco dele e publicá-lo mesmo sabendo que, com certeza, tem mais erros despercebidos por entre as linhas. Aí começa a mágica: 1 comenta, 3 leem, mais 5 leem, 7 curtem... quem está de fora não tem noção do furor emocional que um gráfico de estatísticas de visualização em ascendência pode causar! É disso que tenho saudade. E os acessos internacionais então?! Que sensação maravilhosa saber que alguém te clicou em Israel! Provavelmente são cliques errados de gringos distraídos, mas me enchem de pseudo-orgulho mesmo assim. Confesso que meu fim da picada foi ter acessado inúmeras vezes o Caso Crônico quando fui ao Uruguai só pra que constasse mais um país na minha listinha de “países que te visualizaram”. Doidices de quem escreve.

Numa tentativa de sanar o engessamento criativo da vida concursal, criei um blog sobre isso, mas ele era tão insuportável que não me animei a encará-lo mais. Está semimorto lá, infrutífero, sobrevivendo apenas da minha esperança em achar graça na rotina. Mas, para que fique claro, estarei sendo injusta se passar a ideia de que não há alegria na vida de quem estuda pra concurso público. Mamar nas tetas do governo é incentivo para muitos, mas eu realmente gosto de aprender coisas novas e, como tudo o que tenho visto é novo, acabo me instigando; só pentelha a dificuldade absurda que tenho em me disciplinar - marca indelével dos anos de livin’ la vida loca-tropical-pobre-brasileira.

Comunico: vou bancar o velho aposentado e gastar algumas horas sentada na praça. Jogarei até xadrez se preciso for, tudo pra ver se, saindo das minhas quatro paredes, algo me atiça. Se outra crônica aparecer aqui em breve é sinal de que fui bem sucedida e que o período de seca deveu-se exclusivamente à sem-graceza dos últimos tempos, senão decreto-me em estágio criativo terminal.

Pipoca com queijinho, caneta, AÇÃO!

15 comentários:

  1. As convergências e contradições de quem escreve... dá pra ver nas suas entrelinhas! Dá pra se identificar muito!
    Vou frequentar por aqui, Lívia.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo, Cássio! Obrigada for fomentar meu furor emocional com seu comentário! (:

      Excluir
  2. É sempre muito bom ler os seus textos. Com ou sem assunto, sempre dá vontade de ler o próximo texto e o próximo, e o próximo, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é sempre bom ver seus comentários por aqui... sempre!

      Excluir
  3. Ai fiota... quero tanto essa vida de concurseiro, porém sou muito inquieta! rsrs... não ligo da criatividade acabar por um período, mas queria ter diciplina tb para sentar e passar horas lendo algo que não me é familiar... se tiver dicas para ajudar a coleguinha, eu aceito! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que eu só fico disciplinada com edital na mão... qdo estou sem prova à vista, fico inquieta e preguiçosa também. Não é fácil, mas fico todo dia lendo promoção de viagens e sites de decoração pra me ajudar a focar! hehe
      Agora não tenho grana pra nada disso, mas depois que passar... pense assim!

      Excluir
  4. fica tranquila que sua criatividade está longe do estado terminal. porque na realidade, ela nunca acaba. só a rotina que prende ela um pouco, mas algo novo todo o dia atiça ela que é uma beleza :) só pra constar, amei o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo diagnóstico! Saber que gente leu e gostou ajuda - e muito! - na recuperação da criatividade enferma! rs

      Excluir
  5. Lívia, já estava no hora de apresentar uma crônica nova, mesmo que isso não venha mudar minha vida... O interessante que mesmo sem criatividade sua palavras são bem, sei lá, e acaba formando frases gostosas de ler. Não sei se o que escrevi tbm faz sentido, mas senti vontade de comentar seu texto.
    Não tenho pipoca nem pombos pra oferecer, mas se quiser passar uma tarde aqui na minha sala de espera acho q vc pode ter ideias diferentes ou ficar mais entediada com o calor que esta fazendo junto aos problemas de cada caso... Esquece tudo que escrevi, somente deu vontade como já disse. Embora, acho que deu vontade de apagar tudo pois continuo não vendo sentido nestas palavras, mas se eu não publicar vc não vai saber de tudo isso, então com ou sem inspiração as palavras ou uma crônica se forma sozinha pra que sabe juntar tudo isso.
    Abraço, boa sorte nos estudo e de vez em quando relaxe e escreva uma crônica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc me deu uma boa ideia... salas de espera de consultórios reúnem os tipos mais loucos... deve ser uma fonte incrível de inspiração! rs
      Não fique preocupado com as suas palavras... ADORO ler os seus comentários; são sempre btt incentivadores!

      Excluir
  6. Oi, Lívia,

    Tudo bem?
    Para mim foi uma surpresa saber de suas aventuras pelo mundo das crônicas. soube do fato pelo seu pai..
    Não prometo passear por aqui, sempre, e provocar aumento de seu furor emocional em um gráfico de estatísticas de visualização em ascendência.
    Estou querendo içar as velas e lançar-me pelo mundo das crônicas - com um viés humorístico a "la Stanislaw Ponte Preta", mas esbarro na preguiça. Estudar para os concursos, ainda que me leve as aventuras interessantes...enche o saco.
    Bem, vá jogar um pouco de xadrez... e quando cá vier, marquemos uma partida.

    Meu carinho e abraço.

    Artur Cláudio da Costa Moreira
    São João del-Rei - 3000 anos de elevação à vila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, pra mim, a surpresa foi vê-lo por aqui... que honra! Fiquei muito feliz!
      Apoio total a sua aventura pelas crônicas; que você escreve bem já sei há tempos!
      Beijão
      (Pior que não sei arrumar o reloginho! rs)

      Excluir
  7. Ah!Pelo que vi, alguma coisa errada com o reloginho. Aqui são 21:07 horas.

    ResponderExcluir
  8. Livão!
    Suas crônicas são sempre o máximo!
    Mesmo descartando a ideia de criatividade, você consegue ser criativa e fazer com que passemos alguns minutos presos em frente a essa telinha (PC), lendo - incansavelmente, diga-se de passagem - o que você escreveu. A propósito, as crônicas passadas são nossa fonte de entusiasmo. Você escreve tão bem que nos deixa "curiosos" para o que vem depois...
    Como disse o Ricardo, suas palavras formam frases gostosas de ler!
    Não se preocupe, minha amiga linda! Essa falta de criatividade (como você chama) é bem passageira.

    Beijos no coração.
    Amo você.

    Continue escrevendo!

    Gisa Eclesiana Fernandes, sua amiga de hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou na crise da criatividade, mas ler tantos comentários carinhosos por aqui dá um baita empurrão!
      Obrigada pelo apoio de SEMPRE, minha amiga querida.

      Excluir